NA SALA DE ESTAR 

Por Cynthia Tostes e Bruna Miranda

  • Instagram

Para assistir: o futuro do trabalho é ser humano



De todas as transformações que estamos vendo e sentindo na pele, o trabalho é uma das mais relevantes. Inclusive se não fosse por isso muito provavelmente esse blog não existiria, já que foi por minha transição que criei o espaço por onde conheci a Cynthia.


E por isso estreio nessa sessão com duas indicações que nos sintonizam melhor ao que vem vindo. Transformações que não deixam de impactar, de uma maneira ou de outra, e em maior ou em menor grau, praticamente todas as áreas profissionais.


O primeiro é o TEDx "O profissional do futuro", dica da própria Cynthia na plataforma quando nos conhecemos por lá e estávamos abordando o tema da transição.


E o segundo é o documentário “From Business to Being” (algo como “Dos Negócios para o Ser”). Um filme alemão financiado por crowdfunding que arrecadou 92 mil euros e conta a história de três executivos que buscam encontrar formas de sair da “roda do hamster”. Suas motivações: mais saúde, qualidade de vida, entusiasmo, significado e autenticidade em seus trabalhos. ⠀ Explora de um jeito sensível e direto em que medida as crises no trabalho de hoje são crises de consciência. E propõe a meditação e a conscientização como formas de libertar as pessoas do estresse, provocando os enraizados padrões de pensamento e comportamento e ajudando para que voltem mais para si mesmas.

Também questiona quais habilidades serão exigidas dos líderes empresariais no futuro e como as organizações em um mundo globalizado devem ser repensadas e reestruturadas em direção a mais colaboração e sustentabilidade. ⠀ Os cineastas conversam com especialistas da economia, ciência e meditação que criam pontes entre "negócios" e "ser" e trazem um novo olhar para uma mudança cultural no mundo dos negócios, focando o bem estar em todas as partes envolvidas. ⠀ Vale conferir, pois acredito que você também vai se identificar em muitos aspectos dessas histórias, especialmente se tem buscado mais significado ao que se dedica no dia a dia. Infelizmente ele saiu da lista do netflix, mas aqui é possível alugar para assistir em outras mídias.



Bruna Miranda